ÁREA DO
FILIADO
Despachos - 20/10/2025
PLANO DE METAS SME – 2025
SEI 6016.2025/0123653-0
A Secretaria Municipal de Educação, atendendo ao artigo 18 do Decreto nº 45.090/2004, publica o seu Plano de Metas 2025:
Meta 1 – 100% das EMEFs com plano de recomposição das aprendizagens
Unidades de Trabalho: SME/COPED e Diretorias Regionais de Educação (DREs)
Nome da ação: Recomposição das aprendizagens.
Tipo de Ação: Projeto
Responsáveis pela Ação: SME/ COPED – Lucimeire Cabral de Santana, RF 676.749-4 e Diretorias Regionais de Educação: DRE Butantã - Rosana Rodrigues da Silva, RF 737.148-9 /DRE Campo Limpo - Regina Paula Collazo, RF 694.014-5 / DRE Capela do Socorro - Sônia Sueli Farina Leite, RF 509.450-9 / DRE Freguesia/Brasilândia - Jussara Maciel Messias Rubin Cardoso, RF 710.696-3 / DRE Guaianases – Fernando Araújo de Oliveira , RF 771.908-6 / DRE Ipiranga – Carmen Lia Veneziano Bentivoglio Ferraz, RF 690.442-4/ DRE Itaquera - Márcia Marques dos Santos, RF 590.871-0 / DRE Jaçanã/Tremembé - Suelen Moutinho Sapucahy de Souza, RF 737.834-3 / DRE Penha - Luci Batista Costa Soares de Miranda, RF 601.136-5 / DRE Pirituba/Jaraguá - Wagner Barbosa de Lima, RF 725.133-5 / DRE Santo Amaro - Carolina Nogueira Droga, RF 694.109-5 / DRE São Mateus - Elaine Cristina Garcia Tavares da Silva, RF 693.221-5 / DRE São Miguel - Jair Sipioni, RF 551.809-1
Objetivo a ser atingido: Subsidiar as unidades educacionais para que possam ofertar ações para a recomposição das aprendizagens.
Público-alvo: Estudantes das unidades educacionais da RME-SP.
Justificativa: Os resultados das avaliações de 2024, em comparação com os anos anteriores, evidenciam a necessidade de investimentos contínuos nas ações que promovam a recomposição e o fortalecimento das aprendizagens. Deste modo, é preciso maior atenção aos estudantes nos níveis abaixo do básico e básico que, embora estejam evoluindo dentro da escala do nível, ainda precisam de oportunidades que permitam a recuperação das aprendizagens por meio de situações didáticas qualificadas e ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada um, oportunizando, assim, avanços no desem-penho escolar de todos.
Cronograma das Atividades:
Atividades/ Etapas |
Período de realização |
1. Reorganização da IN que instituiu o Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental; organização inicial das atividades. |
Janeiro e fevereiro 2025 |
2. Elaboração e publicação da IN que reorganiza o Projeto Formação da Cidade, destinado aos docentes das unidades educacionais da RME; organização inicial das atividades. |
fevereiro 2025 |
3. Oferta, assíncrona, de formação aos gestores educacionais para o cumprimento das horas de formação e aperfeiçoamento que compõem a Jornada Básica do Gestor Educacional e do Assistente de Diretor de Escola |
Março a junho 2025 |
4. Organização e atendimento nas unidades educacionais de turmas de recuperação paralela nas unidades de ensino fundamental, conforme as necessidades de aprendizagem e de acordo com a IN SME nº 03/24. |
Fevereiro a dezembro 2025 |
5. Organização e planejamento de ações de fortalecimento das aprendizagens nas unidades educacionais, no horário regular (recuperação contínua) e no contraturno, conforme as necessidades de aprendizagem e de acordo com a IN SME nº 03/24 |
Fevereiro a dezembro 2025 |
6. Formação dos coordenadores pedagógicos das unidades educacionais. |
Fevereiro a dezembro 2025 |
7. Acompanhamento das aprendizagens por meio do mapeamento dos estudantes, sondagem de alfabetização e aplicação do IAD |
Fevereiro a dezembro 2025 |
Meta 2 – 100% das unidades de Educação Infantil da Rede Municipal promovam, vivências cotidianas que assegurem os direitos dos bebês e crianças à apropriação da cultura escrita e da leitura literária
Unidades de Trabalho: SME/COPED, SME/COPED/DIEI e Diretorias Regionais de Educação (DREs)
Nome da ação: Formação em Contexto – Cultura Escrita e Leitura Literária na Educação Infantil
Tipo de Ação: Projeto
Responsáveis pela Ação: SME/ COPED – Lucimeire Cabral de Santana, RF 676.749-4 , SME/COPED/DIEI - Mariana Silva Lima – RF 781.798-3 e Diretorias Regionais de Educação: DRE Butantã - Rosana Rodrigues da Silva, RF 737.148-9 /DRE Campo Limpo - Regina Paula Collazo, RF 694.014-5 / DRE Capela do Socorro - Sônia Sueli Farina Leite, RF 509.450-9 / DRE Freguesia/Brasilândia - Jussara Maciel Messias Rubin Cardoso, RF 710.696-3 / DRE Guaianases – Fernando Araújo de Oliveira , RF 771.908-6 / DRE Ipiranga – Carmen Lia Veneziano Bentivoglio Ferraz, RF 690.442-4/ DRE Itaquera - Márcia Marques dos Santos, RF 590.871-0 / DRE Jaçanã/Tremembé - Suelen Moutinho Sapucahy de Souza, RF 737.834-3 / DRE Penha - Luci Batista Costa Soares de Miranda, RF 601.136-5 / DRE Pirituba/Jaraguá - Wagner Barbosa de Lima, RF 725.133-5 / DRE Santo Amaro - Carolina Nogueira Droga, RF 694.109-5 / DRE São Mateus - Elaine Cristina Garcia Tavares da Silva, RF 693.221-5 / DRE São Miguel - Jair Sipioni, RF 551.809-1
Objetivo a ser atingido: Consolidar até o final de 2025 práticas pedagógicas significativas com a cultura escrita a leitura literária nas Unidades de Educação Infantil - EMEIs, CEMEIs, CEIs (diretos, indiretos e parceiros) CECIs e EMEBs.
Meta: Garantir que 100% das Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal promovam, por meio da “Formação em Contexto”, de forma sistemática e intencional, vivências cotidianas que assegurem os direitos dos bebês e crianças à apropriação da cultura escrita e da leitura literária, articulado as múltiplas linguagens, conforme os princípios do Currículo da Cidade: Educação Infantil e dos documentos orientadores da RME.
Público-alvo: Profissionais da Educação Infantil, bebês e crianças
Justificativas para a Ação: Essa ação é necessária para garantir direitos dos bebês e das crianças na perspectiva da Educação Básica.
Cronograma das ações
Atividade |
Data de Início |
Data fim |
|
1 |
Percurso formativo inicial da Formação em Contexto, tendo sido enturmados no SGA. |
03/02/2025 |
31/05/2025 |
2 |
salas de referência organizadas com contextos de leitura, com livros literários que contemplem a bibliodiversidade disponíveis ao alcance dos bebês e crianças. |
03/02/2025 |
31/07/2025 |
3 |
vivências cotidianas significativas com a cultura escrita a partir dos indicativos da Formação em Contexto. |
03/02/2025 |
31/10/2025 |
4 |
Todas as Unidades Educacionais de Educação Infantil com vivências cotidianas articuladas às múltiplas linguagens, |
03/02/2025 |
21/12/2025 |
Meta 3 - Ampliar em 10% o número de Unidades de Educação Infantil contemplados com o selo “CEI Amigo do Peito”
Unidades de Trabalho: SME/CODAE, Diretorias Regionais de Educação (DREs) e Unidades Educacionais
Nome da ação: Campanha “CEI Amigo do Peito”
Tipo de Ação: Projeto
Responsáveis pela Ação: SME/CODAE: Carolina Bastos Mendonça, RF 777.925-9 e Diretorias Regionais de Educação: DRE Butantã - Rosana Rodrigues da Silva, RF 737.148-9 / DRE Campo Limpo - Regina Paula Collazo, RF 694.014-5 / DRE Capela do Socorro - Sônia Sueli Farina Leite, RF 509.450-9 / DRE Freguesia/Brasilândia - Jussara Maciel Messias Rubin Cardoso, RF 710.696-3 / DRE Guaianases – Fernando Araújo de Oliveira , RF 771.908-6 / DRE Ipiranga – Carmen Lia Veneziano Bentivoglio Ferraz, RF 690.442-4/ DRE Itaquera - Márcia Marques dos Santos, RF 590.871-0 / DRE Jaçanã/Tremembé - Suelen Moutinho Sapucahy de Souza, RF 737.834-3 / DRE Penha - Luci Batista Costa Soares de Miranda, RF 601.136-5 / DRE Pirituba/Jaraguá - Wagner Barbosa de Lima, RF 725.133-5 / DRE Santo Amaro - Carolina Nogueira Droga, RF 694.109-5 / DRE São Mateus - Elaine Cristina Garcia Tavares da Silva, RF 693.221-5 / DRE São Miguel - Jair Sipioni, RF 551.809-1.
Objetivo a ser atingido: Ampliar para 1294 o número de unidades educacionais contempladas com o selo “CEI Amigo do Peito”
Público-alvo: Unidades Educacionais da RME com atendimento de Educação Infantil (0-3 anos)
Justificativa: O aleitamento materno é uma importante ação na promoção e garantia do direito dos bebês e das crianças a uma alimentação saudável, que promova seu desenvolvimento físico, mental e social. As unidades de educação infantil têm papel fundamental no acolhimento desses bebês e crianças, e a certificação com o selo “CEI Amigo do Peito” é uma das ações de melhoria de práticas educativas e atendimento ao previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), garantindo que toda criança tem direito ao aleitamento materno e as mães têm o direito de amamentar seus filhos.
A Campanha iniciou em 2017 e desde então vem se fortalecendo. Em 2024, foram 1176 unidades contempladas, representando 45% do total das unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Em 2025, a SME lançou a Rede Amigos do Peito, cujo objetivo é engajar a comunidade educacional para o fortalecimento das ações promotoras da amamentação, instituindo-as embaixadoras Amigas do Peito. O objetivo final diante destas ações é elevar o número de unidades educacionais reconhecidas com o Selo, em aproximadamente 10%.
Cronograma:
Atividades/ Etapas |
Período de realização |
Atualização informativo técnico |
Dezembro 2024 |
Trilha de aprendizagem da “Rede Amigos do Peito” (formação online e encontro presencial) |
01/04 a 05/06/2025 |
Inscrição da Campanha CEI Amigo do Peito 2025 |
19/05 a 06/06/2025 |
Encontro formativo sobre aleitamento materno e entrega dos selos CEI Amigo do Peito nos 13 territórios |
Agosto 2025 |
Meta - Elevar em 5% a taxa de entrega das Declarações de Vacina Atualizadas - DVAs nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino.
Unidades de Trabalho: SME/COCEU, Diretorias Regionais de Educação (DREs) e Unidades Educacionais
Nome da ação: Campanha “Declaração de Vacinação Atualizada”
Tipo de Ação: Projeto
Responsáveis pela Ação: SME / COCEU: Aparecido Sutero da Silva Junior – RF 801.590-2, SME/COTIC/DIE: André Machado Sanches – RF 732.270-4 e Diretorias Regionais de Educação: DRE Butantã - Rosana Rodrigues da Silva, RF 737.148-9 /DRE Campo Limpo - Regina Paula Collazo, RF 694.014-5 / DRE Capela do Socorro - Sônia Sueli Farina Leite, RF 509.450-9 / DRE Freguesia/Brasilândia - Jussara Maciel Messias Rubin Cardoso, RF 710.696-3 / DRE Guaianases – Fernando Araújo de Oliveira , RF 771.908-6 / DRE Ipiranga – Carmen Lia Veneziano Bentivoglio Ferraz, RF 690.442-4/ DRE Itaquera - Márcia Marques dos Santos, RF 590.871-0 / DRE Jaçanã/Tremembé - Suelen Moutinho Sapucahy de Souza, RF 737.834-3 / DRE Penha - Luci Batista Costa Soares de Miranda, RF 601.136-5 / DRE Pirituba/Jaraguá - Wagner Barbosa de Lima, RF 725.133-5 / DRE Santo Amaro - Carolina Nogueira Droga, RF 694.109-5 / DRE São Mateus - Elaine Cristina Garcia Tavares da Silva, RF 693.221-5 / DRE São Miguel - Jair Sipioni, RF 551.809-1.
Objetivo a ser atingido: ampliar em 5% a entrega de DVA dos estudantes até o final de 2025.
Público-alvo: todos os estudantes de RME de 0 a 15 anos.
Justificativa: Para o enfrentamento às doenças transmissíveis, faz-se necessária a correta imunização dos bebês, crianças e estudantes da RME e a DVA é um comprovante de que cada um está recebendo o devido cuidado a que tem direito. Trata-se de uma ação conjunta promovida pela SME e a SMS, com a entrega do documento no ato da matrícula e o engajamento do poder público e da sociedade nesse processo, garante a proteção de todos, criando um cordão de proteção principalmente para o estudante que não pode ser vacinado.
Nesse processo, vemos que a Escola tem papel fundamental de informação, orientação e conscientização da importância da vacinação, pois está em constante diálogo com esses estudantes e seus familiares.
Atividades/ Etapas |
Período de realização |
1. Planejamento das ações, formações e orientações para as DRES e Unidades Educacionais |
Fevereiro a novembro de 2025 |
2. Início das Campanhas de Imunização CEI/CEMEI e EMEI (Calendário Municipal de Imunização) |
Março de 2025 |
3. Inserção dos dados das DVAs no sistema da Secretaria Municipal de Saúde (CEI/CEMEI, CECI e EMEI) |
A partir de abril/2025 |
4. Criação de registro no sistema EOL da entrega da DVA dos estudantes |
Previsto para 2026 |
5. Avaliação do registro das DVAs e taxa de imunização dos territórios (CEI/EMEI) |
A partir de julho de 2025 |
6. Início da Campanha de Imunização dos Adolescentes - vacinação HPV (EMEF/EMEFM/EMEB) |
Setembro de 2025 |
7. Inserção dos dados das DVAs no sistema da Secretaria Municipal de Saúde (CEI, CEMEI, EMEI, CECI, EMEF/EMEFM/EMEBS) |
A partir de Outubro de 2025 |
8. Inserção no sistema EOL do registro de entrega das DVAs dos estudantes |
Previsto para 2026 |
9. Avaliação do registro das entregas de DVAs e taxa de imunização geral dos estudantes da Rede Municipal de Ensino |
Dezembro/2025 |
APROFEM